Como funciona?

Fazemos capas decoradas para revestirem cadernos escolares que serão distribuídos nos projetos da ONG Fraternidade Sem Fronteiras na África e também em projetos educativos e de relevância social do Brasil.

Mais do que isso, fazemos com que as pessoas se conectem em amor, união e fraternidade! Todas as pessoas voluntárias que participaram da Ação até hoje falam o quão transformadora e gratificante a sua participação foi. Não apenas por contribuir com as crianças que receberam as capas, mas como elas foram tocadas pela intenção dos Cadernos Fraternos. Tanto é assim, que uma pessoa voluntária é que chama outra e que chama outra, que faz em família e assim, todos vão sendo contagiados por esse sopro de esperança que são os Cadernos Fraternos.

Que bom que você está conosco e já faz parte da nossa Ação! Ainda não é voluntário?! Compartilha dos mesmos desejos e intenções que nós?! Então, estamos esperando por você! Venha sentir o poder transformador que são os Cadernos Fraternos.

Os momentos mais esperados de cada edição são as entregas das capas às crianças e aos projetos!

Cada pessoa voluntária sente uma imensa alegria ao ver a foto de uma de suas capas sendo entregue nas mãos de uma criança! Diariamente, recebemos lindos relatos sobre a importância desse momento, não apenas do responsável pelo projeto da criança que recebe, mas também da pessoa voluntária que confeccionou aquela capa.

Antes da entrega das capas, fazemos uma exposição para que cada Polo possa confraternizar com suas voluntárias, organizando e expondo as capas recebidas e, principalmente, para que as voluntárias possam, pessoalmente, se encontrar e apreciar o trabalho umas das outras, trocar depoimentos e sentimentos de como foi participar daquela edição. Para as exposições, organizamos algum momento artístico, contamos mais sobre a Ação Cadernos Fraternos, ouvimos alguém com uma boa experiência sobre um tema interessante, realizamos um bazar com as capas extras confeccionadas... Enfim, é um grato encontro para compartilharmos a conclusão de algumas etapas da edição.

Infelizmente, em razão da Pandemia da COVID-19, as exposições e as entregas na África, estão suspensas desde 2020, mas as capas continuam sendo feitas e entregue em outros lugares.

Após a exposição, as capas rumam para os locais que serão entregues e, já nos locais, são comprados os cadernos, com o valor doado pela pessoa voluntária que confeccionou a capa, e os cadernos são colocados dentro das capas decoradas! Cadernos dentro das capas decoradas, hora de encontrar a criança que receberá! Para os cadernos que vão para África, são os caravaneiros da ONG Fraternidade Sem Fronteiras que levam e realizam a entrega.

Caravaneiros?! Como assim?! Eles são voluntários da ONG Fraternidade Sem Fronteiras que vão dos seus países de origem para passar um período da África e contribuir de alguma forma naquele local. Então, são eles que levam as capas decoradas do Brasil para África, compram os cadernos, organizam a entrega e entregam os cadernos às crianças!

Para os cadernos que ficam no Brasil, em cada Polo temos os projetos que receberão os Cadernos Fraternos e a Coordenadora de Polo, juntamente com outras pessoas voluntárias interessadas, realizam a entrega dos Cadernos Fraternos!

É um momento muito emocionante e esperado por todos nós! Temos muitos registros emocionantes de cada edição, alguns estão por aqui e outros nas nossas redes sociais.

Começamos em 2015, quando nos chamávamos Cadernos Para África e, hoje, estamos em 2021 já como Cadernos Fraternos!

Estamos encerrando a 6ª Edição e, a previsão é que em outubro possamos iniciar a 7ª Edição! Somos muito felizes e gratos por todos esses anos, por todas as edições! A cada edição, novas pessoas chegavam e traziam consigo outras, todas sempre muito empolgadas e ansiosas por começar a confeccionarem suas capas decoradas que chegarão às mãos das crianças da África e do Brasil!

Ah! Para a 6ª Edição, tivemos uma novidade muito importante: além do Brasil e de Moçambique, agora Angola também recebe os nossos Cadernos! Por meio de voluntárias do polo dos Estados Unidos, chegamos a um contato da Angola que não queria fazer capas, não por opção, mas sim porque descobriu um lugar que também precisava recebê-las. Foi assim, que em fevereiro de 2021, fizemos a entregas de Cadernos Fraternos que viajaram pela primeira vez para Angola! Ficamos muito felizes e emocionados em poder contribuir com as crianças angolanas e muito feliz por terem procurado a Ação Cadernos Fraternos como meio de proporcionar educação e o mínimo de dignidade.

Ao todo, nessas edições, somamos mais de 17 mil capas entregues!

Obrigada por estar conosco nessa jornada!


Entrega Moçambique 2019 - Caravana da Educação