As capas decoradas para revestirem cadernos escolares podem ser feitas inteiramente em tecido, feltro ou outro material sustentável. Todo o material utilizado para confecção das capas é fornecido pela própria pessoa voluntária.
Temos tutoriais com a medida das capas, pois elas seguem um tamanho padrão. Nos tutoriais, damos sugestões do modo de fazer.
A decoração das capas fica pela criatividade da pessoa voluntária, que pode usar todos os tipos de tecidos, papéis, recortes, botões, fitas, fitilhos, adesivos, bordados etc. A única obrigatoriedade de decoração é que cada capa possua uma palavra (escrita, bordada, colada, como desejar – essa palavra é passada pela coordenação às voluntárias).
Cada capa feita deverá receber uma palavra e uma etiqueta.
As palavras colocadas na frente da capa são palavras positivas ou uma virtude, para que sentimentos positivos sejam espalhados pelo mundo.
Essas palavras chegam para a pessoa voluntária por meio de uma lista de palavras, que é repassada pela Coordenadora do Polo no início da ação.
As palavras podem ser escritas com caneta, bordadas, pintadas, coladas, enfim, como a pessoa voluntária quiser. O importante é que a palavra esteja na frente da capa confeccionada!
Já a etiqueta, é a identificação de que os Cadernos Fraternos são uma Ação da ONG Fraternidade sem Fronteiras, devendo constar também uma identificação do país em que a capa foi feita (nome do país ou uma bandeirinha - temos modelo de etiqueta pronto).
As etiquetas podem ser feitas em adesivo, tecido, como a pessoa voluntária achar que ficará melhor nas suas capas. A etiqueta deverá ser colocada na parte de trás da capa do caderno.
Por uma questão de logística, os cadernos são adquiridos no local onde serão doados, especialmente na África, porque o peso dos cadernos encarece muito o envio. Então, a ideia sempre foi executada da seguinte forma: a pessoa voluntária faz as capas e as envia para a Coordenação do Polo ao qual faz parte.
Depois, no local onde serão entregues, é feita a compra dos cadernos (com o valor doado pela pessoa voluntária) e, então, os cadernos são colocados dentro das capas e entregues às crianças.
Infelizmente, não é possível encaminhar a capa já com o caderno porque a remessa das capas com o caderno fica muito mais onerosa, tornando todo o processo muito mais caro.
As capas são confeccionadas de forma inteiramente voluntária e, além do material utilizado para confecção, é necessário enviar um valor por capa para que seja possível adquirir o caderno que será colocado dentro da capa (para a 9ª Edição, o valor doado por cada capa será de R$ 6,00).
Não.
Temos um limite mínimo, cada voluntário tem que fazer, no mínimo, 10 capas.
A pessoa voluntária deve informar a Coordenação do Polo que pertence que concluiu as capas, realizar o pagamento referente a quantidade de capas que se comprometeu a fazer e encaminhar o comprovante de pagamento à Coordenadora.
Após, a Coordenadora encaminhará o endereço e as informações necessárias para que a pessoa voluntária remeta ou entregue as capas.
Lembrando que cada pessoa que desejar confeccionar capar, precisa fazer um contato inicial com a Central (formulário, WhatsApp ou e-mail).
A nossa Ação possui uma camiseta própria, com identificação da Ação e da ONG Fraternidade sem Fronteiras. Ao adquirir nossa camiseta, você também contribuirá para os demais custos da Ação Cadernos Fraternos. Para adquirir uma camiseta, entre em contato com a sua Coordenadora de Polo.